Independência do Brasil (7 de setembro)
Hoje realizamos o hasteamento da Bandeira do Brasil e cantamos o Hino Nacional em respeito ao Dia da Independência, que é comemorado amanhã, 7 de setembro.
"Viva a independência e a separação do Brasil. Pelo meu sangue, pela minha honra, pelo meu Deus, juro promover a liberdade do Brasil. Independência ou Morte!"
D. Pedro I
"Um momento conturbado como tantos outros em nossa história, temos o que comemorar no dia de aniversário de nossa independência? Uma pergunta controversa num contexto também controverso.
O Brasil passa por um momento de crise e essa crise não é apenas nas taxas de desemprego, taxa de juros ou crescimento do PIB. Vivemos também uma crise moral e ética nunca vista antes. Impossível passar um dia sem ver noticiários com notícias negativas sobre o país, mas acredito também ser esse momento uma janela para este país se reinventar.
Talvez seja essa a característica principal do povo brasileiro: nos reinventamos em vários momentos da nossa história. Já produzimos belas artes rupestres no período pré-colombiano, já fornecemos o açúcar ou o chamado "ouro branco" e adoçamos o paladar do mundo. Já embelezamos castelos, igrejas e pescoços com o dourado do nosso ouro. Já fomos o principal responsável por despertar grandes nações logo pela manhã com o nosso café. Inventamos o avião e reduzimos a distância entre todos os povos. Somos o pulmão do mundo, mas também temos a batida do seu coração nos tambores do samba do Rio ou do Olodum da Bahia. Temos a criatividade dos jogadores de futebol e dos nossos cientistas que, mesmo com tanta dificuldade, sempre nos mantém nos rankings de produção científica.
Somos um povo reconhecidos pela espontaneidade e carisma. Se o cenário econômico e político não temos muito a comemorar,comemoremos a nossa gente, comemoremos a nossa criatividade, comemoremos nossa força e garra. Parabéns, povo brasileiro!"
Bruno Ferreira Santos Almeida (Professor de História do Ensino Médio)